quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011







"Contabilidade Ciência do passado e presente "

          
        A história da contabilidade tem evoluído com a história do homem, pois esta, teve origem em actividades mercantis ou de produção simples, sendo apenas considerada uma técnica ou simples senso-comum.
      À medida que a história da humanidade evolui, evolui também a própria contabilidade, assim como foi evoluindo a sua nomenclatura.
      Da mesma maneira, com a mecanização da indústria no século XIX, a contabilidade sofreu um boom evolutivo. A complexidade desta nova industria, deriva de factores até então inexistentes ou ignorados, (mão-de-obra, gastos de fabrico, etc.).
    Estes factores revolucionários e evolutivos fizeram a contabilidade evoluir exponencialmente e marcaram uma etapa na história evolutiva desta; a partir desta época a contabilidade deixa de ser considerada uma técnica e começa a ser vista como uma ciência. Pretende perspectivar o futuro, pretende atingir uma visão universal da realidade e com carácter absoluto, capta a mais pequena essência da realidade. É uma ciência da actualidade, sempre em evolução, mas autónoma. A contabilidade é uma ciência de natureza económica, que tem como objectivo produzir informação, possibilitar o conhecimento passado, presente e futuro, da realidade económica em termos quantitativos e qualitativos, a fim de facilitar a adopção de decisões financeiras, de planificação e controlo internas, para uma orientação racional da sua gestão.

Sem comentários:

Enviar um comentário