quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011






    "Origem e evolução da contabilidade"

    A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade. Assim, podemos afirmar que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens, pois os historiadores fazem remontar os primeiros sinais objectivos da existência contábil aproximadamente há 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava de uma forma rudimentar a Contabilidade.
    Com o uso de sua arte, o homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas (pinturas) e também em pedaços de ossos.
    É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época de troca de mercadorias os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens, sem avaliação monetária.
    Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as actividades se foram desenvolvendo em dimensão e em complexibilidade, assim, nasceram os registos contábeis.
    O “meu” e o “seu” deram, na época, a origem dos registos de “débito” e “crédito”.
    No Egipto o “papiro” deu origem aos livros contabeís,utilizando se o Sistema baseados em lógica matemática.
    Com a invenção da escrita, desenvolver-se-ia o sistema de registos e, vários estudiosos da questão, acreditam que foi a escrita contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso.
    A contabilidade teve o seu florescer, como disciplina, nas cidades italianas de Veneza, Génova, Florença, Pisa, e outras. Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de actividade mercantil, económica e cultural, a partir do século XII, até o inicio do século XVII. Elas representaram o que demais avançado poderia existir, na época, em termos de empreendimentos comerciais e industriais. A primeira sociedade de contadores foi formada em Veneza (1581).

    Sem comentários:

    Enviar um comentário